terça-feira, 22 de junho de 2010

POSTULANTADO II


Em 2010, iniciamos o segundo ano de Postulantado no Seminário Regina Minorum. Para nós, é um ano de muitas expectativas, pois a cada dia aproxima-se uma fase muito importante para a nossa formação inicial – o noviciado. Aconteceram significativas mudanças, como: a equipe dos frades formadores, alteração das aulas, dos professores e da programação do convento. Que tornaram-se mais intensas, direcionando-nos a um aprofundamento do nosso discernimento vocacional, para que o pedido do noviciado seja feito de maneira mais consciente.Somos cinco postulantes: Cleber Daniel (Pires do Rio – GO.), Edgar Vieira (Senador Canedo – GO.), Janilson Coelho (Itapaci – GO), Rogério Constantino (Goiânia – GO) e Tiago de Paula (Anápolis – GO). Nossos frades formadores são: Frei Paulo Sérgio (mestre) e Frei João Mendes (vice-mestre), além do Frei David e Frei Manoel. Nosso quadro de professores também passou por algumas alterações: Frei Paulo Sérgio (Sagradas Escrituras); Frei João Mendes (latim e Franciscanismo); Frei Sérgio Luiz (Catecismo/Doutrina Cristã); Professor Joaquim (Português e Literatura); Dr. Arthur Vandré (Psicologia); Professora Maria das Graças (Redação Técnica) e Ir. Gilda, fdm. (Música).
Diariamente temos a oração do ofício das horas, missa e meditação pessoal e todo segundo sábado de cada mês temos recolhimento mensal da fraternidade, proporcionando assim o crescimento na vida de oração e intimidade com Deus.O Postulantado é o momento de buscar desenvolvimento de valores humanos e cristãos e da vida de oração através da leitura e meditação da palavra de Deus e das Fontes Franciscanas, do trabalho manual e estudos. Hoje, vivenciamos uma fase na qual formamos uma base sólida para iniciarmos a vida religiosa (noviciado). Destaco aqui uma frase de suma importância do nosso mestre do Postulantado Frei Paulo Sérgio, ofm: ”Queremos oferecer uma formação para a vida religiosa e para a vida...”. O segundo ano do Postulantado oferece a nós formandos, princípios básicos da vida cristã, religiosa e humana, a fim de que escutemos melhor a voz de Deus e saibamos fazer nossas escolhas, sendo estas cruciais para nossas vidas, assim como para um povo sedento de Deus, aqueles que esperam verdadeiros “irmãos menores” e pastores que os guiem para um mundo de justiça, paz e fraternidade.O Seminário Regina Minorum tem-nos oferecido momentos de convívio fraterno, um acompanhamento vocacional que desperta sempre em cada formando a chama franciscana. Diferentes dos anos anteriores, as duas fases de Postulantado não estão na mesma casa de formação, o que proporciona maior interação dos postulantes, aumentando as relações interpessoais, o respeito às limitações e apreciação das diferentes qualidades, criando assim uma fraternidade mais forte na busca do ideal franciscano.Com todas essas mudanças queremos acima de tudo louvar a Deus, autor de nossas vidas, Àquele que a cada dia nos tem chamado através da vida de São Francisco a viver uma vida segundo o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pedimos ao Espírito Santo que abençoe a cada um que tem colaborado com as vocações franciscanas no material e espiritual, que Deus sempre os abençoe por serem essas “colunas” de nossa formação. Nossos sinceros agradecimentos.

Por Cleber Daniel Franco
Postulante II ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM SOU

Minha foto
Anápolis, Goiás, Brazil
Frade Franciscano Menor, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, licenciado em Filosofia pela PUC-GO, atualmente é estudante do Curso de bacharelado em Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - Ifiteg, Diácono em transição e Animador Provincial do Cuidado das Vocações Franciscanas.