quarta-feira, 19 de maio de 2010

POSTULANTADO I


Postulantado I, integração do vocacionado ao carisma franciscano.

“Louvai e bendizei o meu Senhor e rendei-lhe graças e servi-o com humildade.”(São Francisco de Assis )

O carisma franciscano, com sua originalidade, da forma a grandes valores, buscados como fonte de alimento para o anseio de uma vida baseada no anúncio do Evangelho, sendo assim todos viventes desses frutos evangélicos, pobreza, castidade e obediência, Esse estilo de vida, iniciado à VIII séculos, por um menor chamado Francisco de Assis, vem contagiando e atraindo vocações para essa vivencia fraterna.
É justamente esse o papel do Postulantado I, o de acolher os vocacionados que postulam a vida religiosa, para que a partir do contato, do viver o carisma, possam ser integrados e conduzidos à realização sempre constante de seus objetivos como Frade Menor. Essa etapa inicial é constituída por alguns aspectos que compõe a vida religiosa, o trabalho, que é realizado na Casa Bethânia, junto as Irmãs Franciscanas da Divina Misericórdia, também na Casa da Solidariedade Cristã e o trabalho manual na própria casa de formação, por exemplo, horta, jardim e limpeza da casa. Outro grande aspecto da formação é a vida de oração, que é realizado em conjunto com toda a fraternidade e também de forma pessoal, já os estudos são destinados ao aprofundamento dos elementos que compõe a vida do religioso, doutrina cristã, liturgia, franciscanismo, estudo bíblico, psicologia e música. O esporte, os retiros espirituais e os passeios também são componentes desta formação inicial.
Neste ano de 2010, o Postulantado I acontece no Convento Sant´Ana em Anápolis – GO, algo muito positivo pois proporciona ao formando um maior contato com o serviço pastoral em uma comunidade paroquial. A Fraternidade que acolhe o Postulantado I é a seguinte, Frei Marco Aurélio, Guardião e Mestre, Frei Luiz Alberto, Vice-Mestre e Frei João Soares que é Irmão Leigo. Por conseguinte, os formandos que fazem a experiência do Postulantado I são: Carlos Antônio, de Anápolis, Robleygson, de Goiânia e Túlio, de Pires do Rio, esta etapa até Outubro deste mesmo ano, tendo a duração de seis meses, assim os postulantes são admitidos ao Postulantado II, iniciando uma nova fase de formação.
Enfim, o Postulantado I é uma experiência que proporciona o inicio da realização de um projeto vocacional de uma vida inteira, o de trazer os valores de São Francisco de Assis e vive-los em pleno século XXI.

Túlio de Oliveira – Postulantado I

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM SOU

Minha foto
Anápolis, Goiás, Brazil
Frade Franciscano Menor, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, licenciado em Filosofia pela PUC-GO, atualmente é estudante do Curso de bacharelado em Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - Ifiteg, Diácono em transição e Animador Provincial do Cuidado das Vocações Franciscanas.