terça-feira, 22 de junho de 2010

POSTULANTADO II


Em 2010, iniciamos o segundo ano de Postulantado no Seminário Regina Minorum. Para nós, é um ano de muitas expectativas, pois a cada dia aproxima-se uma fase muito importante para a nossa formação inicial – o noviciado. Aconteceram significativas mudanças, como: a equipe dos frades formadores, alteração das aulas, dos professores e da programação do convento. Que tornaram-se mais intensas, direcionando-nos a um aprofundamento do nosso discernimento vocacional, para que o pedido do noviciado seja feito de maneira mais consciente.Somos cinco postulantes: Cleber Daniel (Pires do Rio – GO.), Edgar Vieira (Senador Canedo – GO.), Janilson Coelho (Itapaci – GO), Rogério Constantino (Goiânia – GO) e Tiago de Paula (Anápolis – GO). Nossos frades formadores são: Frei Paulo Sérgio (mestre) e Frei João Mendes (vice-mestre), além do Frei David e Frei Manoel. Nosso quadro de professores também passou por algumas alterações: Frei Paulo Sérgio (Sagradas Escrituras); Frei João Mendes (latim e Franciscanismo); Frei Sérgio Luiz (Catecismo/Doutrina Cristã); Professor Joaquim (Português e Literatura); Dr. Arthur Vandré (Psicologia); Professora Maria das Graças (Redação Técnica) e Ir. Gilda, fdm. (Música).
Diariamente temos a oração do ofício das horas, missa e meditação pessoal e todo segundo sábado de cada mês temos recolhimento mensal da fraternidade, proporcionando assim o crescimento na vida de oração e intimidade com Deus.O Postulantado é o momento de buscar desenvolvimento de valores humanos e cristãos e da vida de oração através da leitura e meditação da palavra de Deus e das Fontes Franciscanas, do trabalho manual e estudos. Hoje, vivenciamos uma fase na qual formamos uma base sólida para iniciarmos a vida religiosa (noviciado). Destaco aqui uma frase de suma importância do nosso mestre do Postulantado Frei Paulo Sérgio, ofm: ”Queremos oferecer uma formação para a vida religiosa e para a vida...”. O segundo ano do Postulantado oferece a nós formandos, princípios básicos da vida cristã, religiosa e humana, a fim de que escutemos melhor a voz de Deus e saibamos fazer nossas escolhas, sendo estas cruciais para nossas vidas, assim como para um povo sedento de Deus, aqueles que esperam verdadeiros “irmãos menores” e pastores que os guiem para um mundo de justiça, paz e fraternidade.O Seminário Regina Minorum tem-nos oferecido momentos de convívio fraterno, um acompanhamento vocacional que desperta sempre em cada formando a chama franciscana. Diferentes dos anos anteriores, as duas fases de Postulantado não estão na mesma casa de formação, o que proporciona maior interação dos postulantes, aumentando as relações interpessoais, o respeito às limitações e apreciação das diferentes qualidades, criando assim uma fraternidade mais forte na busca do ideal franciscano.Com todas essas mudanças queremos acima de tudo louvar a Deus, autor de nossas vidas, Àquele que a cada dia nos tem chamado através da vida de São Francisco a viver uma vida segundo o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pedimos ao Espírito Santo que abençoe a cada um que tem colaborado com as vocações franciscanas no material e espiritual, que Deus sempre os abençoe por serem essas “colunas” de nossa formação. Nossos sinceros agradecimentos.

Por Cleber Daniel Franco
Postulante II ano

QUEM SOU

Minha foto
Anápolis, Goiás, Brazil
Frade Franciscano Menor, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, licenciado em Filosofia pela PUC-GO, atualmente é estudante do Curso de bacharelado em Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - Ifiteg, Diácono em transição e Animador Provincial do Cuidado das Vocações Franciscanas.