domingo, 14 de março de 2010

1º ENCONTRO VOCACIONAL PROVINCIAL

Nos dias 12, 13 e 14 de março, estiveram reunidos no Seminário Regina Minorum, em Anápolis, para o primeiro encontro vocacional provincial, 12 jovens, oriundos de várias localidades de nosso estado (Anápolis, Goiânia, Petrolina de Goiás, Trindade, Caraíba, município de Vianópolis, e Jataí). E a presença dos freis Fábio Inácio, Marco Aurélio, Jair, do psicólogo Artur e do Danilo, que animou o encontro.
Foram momentos e alegria e descontração. Onde a alegria franciscana ficou estampada no olhar de todos os participantes.
Iniciamos na sexta-feira, 12, com a acolhida, seguida de jantar, apresentação dos participantes e meditação da Via Sacra, a qual foi conduzida pelos Postulantes do 1º ano (Carlos, Túlio e Robleigson), e “a cada estação uma luz ia iluminando os nossos caminhos”, nos mostrando que devemos, através de nossa fé, vencer todas as dificuldades.
No sábado, 13, iniciamos o dia com a celebração Eucarística, presidida pelo frei Marco Cruz, que ressaltou a nossa disponibilidade em se colocar atentos ao chamado de Deus em nossa vida. Ainda na parte da manhã, tivemos uma palestra com frei Wanderley, nosso Ministro Provincial, que fez uma explanação acerca da história de nossa Província. De maneira clara e objetiva, fez uma viajem desde o início da Ordem, em Assis, passando pela fundação de um convento em Fulda, na Alemanha, indo para os Estados Unidos, nossa província mãe, indo à chegada dos primeiros 14 missionários no Brasil, e todas as dificuldades passadas por eles. E concluiu falando de nossa Província atual. Onde estamos? O que fazemos? Como se dá a irradiação do carisma franciscano na atualidade? Toda essa explicação despertou um grande interesse nos participantes.
Outro ponto de destaque da manhã foi a fala do Psicólogo Artur Vandré, que tratou do autoconhecimento, afinal, só conseguimos nos compreender na medida em que vamos nos conhecendo, conhecendo nossa história de vida, nossos medos e traumas.
À tarde tivemos uma palestra com Dona Lourdes, ex-religiosa, que atualmente exerce um grande papel na sociedade Anapolina, distribuindo sopa aos pobres, visitando os presos, e acima de tudo dando um pouquinho de dignidade para as inúmeras pessoas que ela encontra no seu dia a dia. Outro ponto que ela tratou foi a respeito da Campanha da fraternidade Ecumênica 2010, onde ela destacou a importância do ecumenismo na nossa sociedade, e que essa campanha é uma belíssima iniciativa da Igreja Católica.
Tivemos esporte, futebol, vôlei e piscina. Os jovens adoraram. Liberaram as energias.
À noite tivemos oração, seguida de jantar. Depois rezamos a coroa franciscana, andando pela estrada em frente ao convento. Foi um momento belíssimo, muito bem preparado pelos Postulantes do 2º ano (Edgar, Janilson, Rogério, Tiago e Cléber), os quais, com velas, iluminaram uma boa parte do caminho e a gruta de Nossa Senhora.
Terminada a reza da coroa, tivemos um momento lúdico com as Irmãs da Divina Misericórdia, as quais apresentaram duas encenações teatrais. Mas, o postulante Edgar também fez a sua parte, imitando a Irmã Selma, personagem do humorístico Terça Insana, foi um luxo! Todas as apresentações foram hilárias. Tivemos também uma roda de piadas. Concluímos a noite nas escadarias do Seminário, cantando e contando piadas. Foram momentos de entrosamento e descontração.
No domingo, tivemos missa presidida por frei Paulo Sérgio, que falou muito bem acerca do Pai Misericordioso. Frei Jair apresentou um pouco do perfil franciscano. O que é ser um Frade Menor? Qual o nosso carisma? O que fazemos? Foi um momento de exposição e perguntas. Os jovens gostaram e sanaram um pouco de suas curiosidades. Tivemos a avaliação do encontro e o preenchimento de fichas. Encerramos nosso encontro com o almoço e com a alegria e a ansiedade de estarmos reunidos nos no próximo encontro, nos dias 28 a 30 de maio.
Então valeu!!! Que São Francisco interceda e nos ajude em nossa caminhada vocacional. E como cantamos, juntamente com as irmãs,“VOCAÇÃO É SENTIR NO CORAÇÃO O DESEJO DE AMAR E DE SERVIR!”

QUEM SOU

Minha foto
Anápolis, Goiás, Brazil
Frade Franciscano Menor, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, licenciado em Filosofia pela PUC-GO, atualmente é estudante do Curso de bacharelado em Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - Ifiteg, Diácono em transição e Animador Provincial do Cuidado das Vocações Franciscanas.