quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Natal: vocação de Cristo por amor ao Pai e à humanidade.

Naquele tempo, Deus Pai - olhando o mundo decaído que, consequentemente, privava-se do seu plano de Amor - chamou seu Filho Jesus para restaurar a humanidade... Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3,16).

O Filho Jesus, respondendo ao chamado do Pai, encarnou-se na nossa realidade humana, fazendo-se homem - para ofertar a sua própria vida - por amor ao Pai e a cada um de nós. Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra. (Jo 4,34). Sua missão constitui em restaurar o Plano amoroso de Deus Pai, ou seja, recuperar a Vida Divina para a humanidade. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. (Jo 10,10)

Com a vocação de Jesus podemos entender que também somos chamados a um compromisso missionário com Deus. São Paulo nos deixa bem claro que Jesus, sendo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Fl 2,6-8)

Foi esta resposta generosa de estrega total ao Plano Divino de Salvação que o fez nascer em nossa realidade humana, sendo solidário com nossas condições de pequenez e com nossa miséria (Jesus nasceu pobre e sem conforto; viveu a realidade de desafios por que passam muitas de nossas famílias; ao anunciar o Reino não tinha nem onde reclinar a cabeça; compartilhou com muitos de seus discípulos os desafios de evangelização, etc.)

Tudo isso se torna motivo para rezar e refletir sobre o quanto devemos nos configurar a cada instante com sua resposta generosa de Amor... O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em redenção por muitos. (Mc 10,45) Dessa forma, por meio do nosso testemunho, o Natal terá um significado maior nos nossos corações e no coração da humanidade.


Equipe PVClar
Texto retirado da Revista Ave Maria.
Dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM SOU

Minha foto
Anápolis, Goiás, Brazil
Frade Franciscano Menor, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, licenciado em Filosofia pela PUC-GO, atualmente é estudante do Curso de bacharelado em Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - Ifiteg, Diácono em transição e Animador Provincial do Cuidado das Vocações Franciscanas.