quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

BOA NOVA para aqueles que creem

 
Frei Donald A. Chin, OFM


“Natal não é mesmo para todos. Na prisão Dietrich Bonhoeffer descobriu-se importante e fraco e é desta forma que Deus está conosco e nos ajuda. O Natal revela essa fraqueza de Deus, e deveria nos levar a desmitizar o rosto concreto de um Deus poderoso e distante. No Natal celebramos e recordamos este Deus que ama e se identifica com os fracos, frágeis,a abandonados e importantes. Dietrich Bonhoeffer na carta de prisão nos dá algo para refletirmos sobre este tempo natalino.

Do ponto de vista cristão, um Natal passado na cela da prisão não poderá constituir problema. É bem provável que nesta casa muitos comemoremos o Natal mais condigna e fielmente do que em outros lugares e ocasiões onde restou apenas ainda o nome da festa. Um preso entende muito melhor que miséria, sofrimento, pobreza, solidão, desamparo e culpa, diante dos olhos de Deus, recebem uma interpretação muito diferente da que recebem por parte dos homens, e que Deus se dirige exatamente para lá onde os homens costumam afastar-se, e que Cristo nasceu num estábulo porque em nenhuma hospedaria teria encontrado lugar. Tudo isto para o preso é realmente uma Boa Nova, e porque acredita nisto, ele se sabe participante da comunidade da cristandade que rompe todas as fronteiras e limitações geográficas e temporais. Então os meses na prisão perdem sua importância. “Desejaria que soubésseis que também terei algumas horas realmente belas e que a tristeza realmente não me dominará...

Senhor Jesus Cristo, foste pobre e viveste em miséria, preso e abandonado como eu. Conheces toda a angústia dos homens, Tu ficas comigo, quando ninguém me defende. Tu não te esqueces de mim e me procuras, Tu queres que eu Te reconheça e a Ti me converta. Senhor, eu escuto Teu chamado e sigo. Ajuda-me!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUEM SOU

Minha foto
Anápolis, Goiás, Brazil
Frade Franciscano Menor, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, licenciado em Filosofia pela PUC-GO, atualmente é estudante do Curso de bacharelado em Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - Ifiteg, Diácono em transição e Animador Provincial do Cuidado das Vocações Franciscanas.